terça-feira, 24 de abril de 2012

PROIBIDO TRÂNSITO DE VEÍCULOS NA PRAIA DO OLHO D'ÁGUA


Em cumprimento a uma determinação da Justiça Federal, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) proibiu de forma definitiva o trânsito na Praia do Olho d’Água, a partir desta segunda-feira (16). A proibição é decorrente de uma Ação Civil Pública da 8ª Vara da Justiça Federal, publicada no dia 12 de dezembro de 2011.

Pela decisão publicada na ação, ficam proibidos de circular no local todo e qualquer veículo automotor de passeio e de serviço, o que inclui veículos de carga e descarga que trafegam naquela praia.

Com a finalidade de cumprir a determinação, a SMTT colocou placas de sinalização horizontal nas seguintes ruas da Praia do Olho d’Água: ruas São Geraldo, Rio Claro, São Carlos e São Domingos. A Secretaria está desenvolvendo um plano de fiscalização intensiva que vai funcionar 24 horas no local.

A fiscalização será feita por viaturas, motos e agentes de trânsito, e funcionará em pontos móveis e fixos em toda a extensão da praia até os limites do município de São Luís.

Segundo a SMTT, a partir da data da proibição, todos os veículos que circularem no local estarão sujeitos à multa e apreensão e poderão ser guinchados para o pátio da Secretaria, no bairro do Ipase.

ARTESÃOS INAUGURAM ATELIÊ NA VILA ARIRI

Os associados da Unifibra agora têm a estrutura necessária para o trabalho em fibra de buriti

A Associação de Artesãos Unidos pela Fibra (Unifibra) inaugura o seu Ateliê de Costura nesta terça-feira (17), às 10:30, na Vila Ariri no Itaqui-Bacanga. Os associados da Unifibra foram capacitados em diversos cursos de captação de recursos promovidos pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), através do “Programa Cresce São Luís – Geração de Trabalho e Renda”

O ateliê, que funcionará na Rua Benjamim Constant, 48, na Vila Ariri, tem toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos trabalhos voltados para o segmento artesanal em fibra de buriti, como confecção de roupas, sapatos, acessórios entre outras peças. O espaço conta com banheiro, almoxarifado, boa iluminação e ventilação adequada.

Os artesãos, em sua grande maioria, são moradores da área Itaqui-Bacanga e já se organizavam há cinco anos em reuniões que aconteciam nas suas próprias residências. Segundo a presidente da Unifibra, Angélica Pereira, sem o ateliê, o material confeccionado não tinha lugar para ser guardado e quando chovia todas as peças confeccionadas eram perdidas.

“Sem personalidade jurídica e com a falta de endereço fixo, não tínhamos apoio, pois nem correspondência era possível recebermos. A construção do ateliê é de grande importância, porque além de termos nosso espaço com conforto e segurança, servindo para nossas atividades produtivas, junto teremos o fortalecimento da nossa organização social. Hoje, as reuniões são feitas na hora que temos necessidade”, afirma Angélica Pereira.

Antes da construção do ateliê, os artesãos se reuniam nas igrejas e nas casas de amigos. “Tudo era muito difícil para fazermos esse trabalho coletivo. Com o ateliê, sinto que melhoramos muito, pois foi possível fazer cursos sobre leis trabalhistas, cooperativismo, associativismo e até de economia solidária, que mudaram nosso comportamento como pessoas e profissionais, além de elevar nossa autoestima”, contou Sheila Ferreira, artesã e associada que já conseguiu vender seus trabalhos em várias cidades do país como São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

Os artesãos também expõem seus trabalhos em outra ação da Prefeitura, que é a Feira da Criatividade, realizada todos os meses em bairros da capital, em eventos diversos e na Praça Maria Aragão.

Fonte: Prefeitura de São Luís

COMEÇA 5ª COPA INTERFASCA NO ANJO DA GUARDA



Começa nesta terça-feira (24), na quadra do Cema, no Anjo da Guarda, a V Copa Interfasca de Futsal. A competição é promovida pela Associação de Formação e Assistência a Criança e ao Adolescente (Afasca) e tem como principal objetivo a integração de seus atletas que fazem parte das escolinhas de futsal, nas categorias sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15.

Os jogos serão realizados às terça e quintas-feiras, a partir das 18h, nas categorias sub-9 e sub-11. Aos sábados, das 8h às 10h, as disputas vão acontecer no sub-13 e sub-15. A Copa é coordenada por Roberto Costa, presidente da Associação e técnico das escolinhas. Os professores Aleajonhy e Adellyan auxiliam Roberto.

“Todos os jogos são importantes, porém a categoria sub-9 tem um destaque especial. Além de poder registrar os primeiros passos do filho no mundo do futebol, nos proporciona, após as partidas, o verdadeiro “papo de boleiro” entre pai e filho”, destacou Ronny Carlos, pai de Carlos Gabriel, de 7 anos de idade, atleta da Afasca.

Na Afasca funcionam as escolinhas de futebol de campo, futsal e basquete. A associação é filiada na Federação Maranhense de Futsal e Federação Maranhense de Futebol. Sem ajuda das autoridades políticas, conta com o auxílio dos pais de alunos para custear suas despesas.

“Os ‘paitrocinadores’ estão presentes nos treinos e nos jogos, incentivando e vibrando a todo instante, do começo ao fim das partidas. A euforia deles já é conhecida pelos adversários. O bom entrosamento entre pais, Afasca e atletas torna-se um relacionamento familiar”, enfatizou Roberto.

Para fazer parte das escolinhas, o garoto precisa estar estudando e ter entre 5 a 16 anos. A associação acompanha o atleta dentro e fora das atividades esportiva, inclusive o rendimento na escola. Os treinos das escolinhas são realizados nas terças e quintas (à noite), quartas e sextas (pela manhã) e segunda e sexta (à tarde).

fonte: JP on line

Voltar a página principal

ENFERMEIRA TOMA ÁGUA SANITÁRIA EM HOSPITAL NO ANJO DA GUARDA

Hospital em que trabalha a técnica em enfermagem

Segundo informações dos familiares da técnica de enfermagem Amanda Lúcia Serra Pinto, de 28 anos, ela bebeu um copo de água sanitária no local onde trabalha, no Hospital Comunitário Nossa Senhora da Penha.

O hospital fica localizado na Rua da Dinamarca, quadra 39, no Anjo da Guarda. Amanda Lúcia participava de uma reunião no hospital, no último sábado, 21. Sentiu sede e se dirigiu até uma geladeira, que fica localizada dentro da sala do setor administrativo, com o objetivo de tomar um copo d’água. Pegou uma garrafa pet onde tinha um líquido que parecia água, mas na verdade era água sanitária.

Ao ingerir esse líquido acabou sentindo mal e foi parar em um hospital particular, na capital.

Ela sofreu uma lesão grave no esôfago e o estado de saúde aspira cuidados médicos.
Segundo a enfermeira Roseane Lustosa, a técnica de enfermagem ingeriu a água sanitária no local de trabalho, mas a direção já tomou as devidas providências para saber como esse líquido foi parar dentro de uma garrafa na geladeira. Roseane também informou que foram prestados os primeiros socorros no hospital à funcionária e, logo em seguida, foi encaminhada para uma clínica particular.
                                                           
fonte: O imparcial on line