Os associados da Unifibra agora têm a estrutura necessária para o trabalho em fibra de buriti |
A Associação de Artesãos Unidos pela Fibra (Unifibra) inaugura o seu Ateliê de Costura nesta terça-feira (17), às 10:30, na Vila Ariri no Itaqui-Bacanga. Os associados da Unifibra foram capacitados em diversos cursos de captação de recursos promovidos pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), através do “Programa Cresce São Luís – Geração de Trabalho e Renda”
O ateliê, que funcionará na Rua Benjamim Constant, 48, na Vila Ariri, tem toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos trabalhos voltados para o segmento artesanal em fibra de buriti, como confecção de roupas, sapatos, acessórios entre outras peças. O espaço conta com banheiro, almoxarifado, boa iluminação e ventilação adequada.
Os artesãos, em sua grande maioria, são moradores da área Itaqui-Bacanga e já se organizavam há cinco anos em reuniões que aconteciam nas suas próprias residências. Segundo a presidente da Unifibra, Angélica Pereira, sem o ateliê, o material confeccionado não tinha lugar para ser guardado e quando chovia todas as peças confeccionadas eram perdidas.
“Sem personalidade jurídica e com a falta de endereço fixo, não tínhamos apoio, pois nem correspondência era possível recebermos. A construção do ateliê é de grande importância, porque além de termos nosso espaço com conforto e segurança, servindo para nossas atividades produtivas, junto teremos o fortalecimento da nossa organização social. Hoje, as reuniões são feitas na hora que temos necessidade”, afirma Angélica Pereira.
Antes da construção do ateliê, os artesãos se reuniam nas igrejas e nas casas de amigos. “Tudo era muito difícil para fazermos esse trabalho coletivo. Com o ateliê, sinto que melhoramos muito, pois foi possível fazer cursos sobre leis trabalhistas, cooperativismo, associativismo e até de economia solidária, que mudaram nosso comportamento como pessoas e profissionais, além de elevar nossa autoestima”, contou Sheila Ferreira, artesã e associada que já conseguiu vender seus trabalhos em várias cidades do país como São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Recife.
Os artesãos também expõem seus trabalhos em outra ação da Prefeitura, que é a Feira da Criatividade, realizada todos os meses em bairros da capital, em eventos diversos e na Praça Maria Aragão.
Fonte: Prefeitura de São Luís
Nenhum comentário:
Postar um comentário