
Fundado em 20 de abril de 2010, pelo cantor e compositor Fernando Atallaia, o Movimento Baluarte trata-se de uma ferramenta conceitual a fim de evidenciar diretrizes, propostas e abordagens voltadas para a conjuntura cultural do Estado a partir dos municípios.
Outrossim, é a defesa da pluralidade cultural oriunda de inquietações e questionamentos com abertura para adesões e diálogos com a sociedade, mídia e classe artística.
Vale salientar que o MSCB não é apenas um mecanismo para a promoção de trabalhos artísticos em prol do entretenimento, é, sobretudo, a oportunidade para debater sobre a “invasão cultural de outros estados” no Maranhão em detrimento da vasta produção local, isto é, sem contemplar a continuidade da arte produzida no Estado.
Desse modo, o Movimento busca reivindicar políticas públicas, compreender a função dos atuais gestores culturais e inserir os trabalhos supracitados em nível nacional.
Além disso, a manifestação visa preencher lacunas, romper arestas e dar vazão às perspectivas que, naturalmente, surgem no contexto cultural de cada Estado e em todas as gerações.
O MSCB reunirá todos os pólos artísticos do Maranhão, iniciando em Paço do Lumiar e percorrendo por São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara, Pedreiras, Caxias, Imperatriz e, posteriormente, em demais cidades do Estado.
Contatos:
Fábio Allex (98) 9615-4816/ fabio-allex@hotmail.com
Fernando Atallaia (98) 8178-7045/ atallaia.baluarte@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário