quarta-feira, 13 de abril de 2011

ANJO DA GUARDA SE PREPARA PARA A VIA SACRA 2011

fonte: O Imparcial on line

As ruas do bairro do Anjo da Guarda começam a se transformar em um grande cenário ao ar livre. Iniciada neste fim de semana, a montagem dos palcos onde os atores interpretarão mais uma vez cenas da vida, morte e ressurreição de Jesus, está em ritmo acelerado.

Nas Praças do Recanto da
Paixão, do Anjo e da Ressurreição, que são os três principais pontos de encenação do espetáculo, operários se desdobram no esforço conjunto de transformar espaços públicos em cenários como o Castelo do rei Herodes, o Templo de Jerusalém, o Horto das Oliveiras, o Palácio de Pilatos e o Calvário.

De acordo com Edson Lima, assistente de cenografia da Via Sacra, não tem como haver muitas mudanças nos cenários do espetáculo de um ano para o outro, uma vez que estes sempre obedecem a um modelo inspirado na arquitetura da Grécia Antiga.

Para a elaboração de cada cenário, Edson conta que a equipe responsável recorre a livros e filmes que mostram como eram as construções da época.

“Isso é importante para que possamos retratar de forma mais
fiel possível cada detalhe da arquitetura de castelos, palácios e demais construções da época em que se passa o nosso espetáculo”, enfatiza.

Mesmo não podendo fazer grandes alterações no cenário, o assistente de cenografia revela que está programada uma novidade para a encenação desse ano. A inovação acontecerá no Recanto da paixão, onde acontecerá o primeiro ato.

Como no espaço acontecem quatro cenas (Nascimento de Jesus, matança das crianças a mando de Herodes,
Batismo de Jesus e o Sermão da Montanha), a equipe de cenografia recorrerá à técnica do teatro de sombras para a passagem de uma cena para outra.
VIA SACRA 2011

Em 2011 o espetáculo Via Sacra comemorará 30 anos e terá como tema “Da poeira aos palcos!”, uma homenagem à trajetória do espetáculo que se apresenta nas ruas do bairro do Anjo da Guarda desde 1981. As apresentações acontecerão dias 21 e 22 de abril.

“O tema é uma referência à nossa luta ao longo desses anos, uma luta que tornou aquele espetáculo que contava com apenas 70 pessoas entre organização, oficineiros e elenco, em um espetáculo grandioso, com cerca de 1.500 pessoas envolvidas e um público estimado em 200 mil pessoas nos dois dias de apresentação”, afirma Cláudio Silva, que volta à direção geral do espetáculo este ano após o AVC ocorrido em fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário